Festival de Cinema de Triunfo terá mostra de documentários ambientais

08.08.2019

As belezas naturais e as características econômicas, sociais e culturais das Unidades de Conservação (UCs) do Estado, bem como a vida de seus moradores e o trabalho de preservação, vão passar na telona da 12ª edição Festival de Cinema de Triunfo, no Sertão do Pajeú. A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, em parceria com a Secretaria de Cultura, promovem uma mostra especial de documentários ambientais nesta quinta-feira (08), a partir das 13h30. Gratuitas, as sessões acontecem no Theatro Cinema Guarany, na Praça Carolino Campos, área central da cidade.

 

Para o secretário Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Bertotti, os filmes cumprem um papel importante na difusão de conhecimento sobre Unidades de Conservação, consequentemente no processo de educação ambiental e conservação das reservas. “O audiovisual, assim como a mostra, são plataformas com grande força para difusão de conhecimento e para o debate. O nosso objetivo é aproveitar oportunidades - como a do Festival de Cinema de Triunfo - para levar informação de qualidade ao grande público e estimular o debate envolvendo o tema ambiental na região”, ressaltou.

 

A mostra ambiental vai exibir três documentários. Um deles é “Mata da Pimenteira, Coração da Caatinga” - que fala sobre a história do Parque Estadual Mata da Pimenteira, localizado no município de Serra Talhada, e detalha o trabalho de restauração da diversidade da Caatinga, um bioma que só existe no Brasil. Também está na programação “Os guardiões da natureza” e “Uchôa, a mata pulsante”. O primeiro revela as belezas e a importância do Refúgio de Vida Silvestre Matas do Sistema Gurjaú, responsável por abrigar nascentes e açudes usados no abastecimento de água da população da Região Metropolitana do Recife.

 

Já o documentário “Uchôa, a mata pulsante” traz as características naturais e a luta de 40 anos da comunidade local pela preservação de um dos mais belos remanescentes de Mata Atlântica situado na capital pernambucana: o Refúgio de Vida Silvestre da Mata do Engenho Uchôa. Os três filmes, que compõem a mostra, foram produzidos por meio do edital da Agência de Meio Ambiente CPRH e lançados anteriormente. Para a sua realização, os vídeos receberam recursos da compensação ambiental.

 

Serviço

 

O quê: Festival de Cinema de Triunfo terá mostra de documentários sobre Unidades de Conservação.

Quando: nesta quinta-feira (08), a partir das 13h30.

Onde: Theatro Cinema Guarany, na Praça Carolino Campos, Centro.

Ingressos: Gratuito

 

 

Confira a Sinopses dos documentários: 

 

Mata da Pimenteira, Coração da Caatinga

Localizado no Vale do Pajeú, o Parque Estadual Mata da Pimenteira tem uma área total de 887,24 ha, tratando-se da primeira Unidade de Conservação Estadual na Caatinga, representando um marco para as ações de conservação do Governo de Pernambuco nesse Bioma. O filme traz a diversidade da natureza encontrada no Parque e traduz o sentimento de resistência da vida catingueira.

 

UCHÔA, A MATA PULSANTE

Com direção de Tiago Delácio e produção de Rafael Buda, “Uchôa, a mata pulsante” revela as características ambientais, econômicas e sociais do Refúgio de Vida Silvestre (RVS) Mata do Uchôa. A partir da mobilização social para preservar essa reserva, o filme acompanha a história de 40 anos de resistência do Movimento em Defesa da Mata Uchôa contra as pressões imobiliárias, as constantes ameaças e as degradações ambientais. A Mata Uchôa está localizada na Bacia do Rio Tejipió e sua preservação é de extrema importância para a manutenção do equilíbrio ecológico da cidade.

 

Os Guardiões da natureza

Um vídeo atrativo de fácil compreensão, apresentando aspectos relevantes do Refúgio de Vida Silvestre Matas do Sistema Gurjaú, que desperta grande interesse da comunidade científica para a pesquisa sobre a diversidade biológica de Pernambuco, além de abrigar nascentes e açudes de abastecimento de água da população na Região Metropolitana do Recife. Tudo isso com a participação do conselho gestor e comunidades através de depoimentos e diversos registros.

 

Please reload

1/11

© 2016 TRIUNFO HOJE