Semana do Brasil começa nesta sexta-feira

05.09.2019

A primeira edição da Semana do Brasil, parceria do Governo Federal com o setor privado, começa nesta sexta-feira (6) e segue até o dia 15 com a intenção de estimular o consumo. A iniciativa conta com a adesão de mais de 4.680 empresas de todo o Brasil, que pretendem criar uma black friday brasileira.

 

Para especialistas, por setembro ser um período historicamente de baixo consumo, as vendas devem aumentar um pouco em comparação com o mesmo mês em outros anos. “Mas não vai chegar a ser uma black friday como inicialmente foi idealizado”, comenta o economista da Fecomércio, Rafael Ramos.

 

O mestre em economia Thiago Monteiro explica que dificilmente a data vai aquecer as vendas no mês como esperado: “O problema é que é uma data que já está muito em cima para ter um apelo comercial muito grande. O Sete de Setembro tem outro apelo, não o do consumo”.

 

Outro fator importante é a inadimplência que atinge 63 milhões de pessoas no Brasil, correspondendo a 40,3% da população adulta. Com essa grande quantidade de pessoas endividadas no país, o consumo também diminuiu em datas mais significativas, como aponta Thiago: “Em outras datas que têm apelos bem mais fortes como o Dia dos Pais, o Dia das Crianças, o Natal e o Dia das Mães, que inclusive até apareceu na propaganda do Governo uma comparação, tivemos um perfil aquém do que estava sendo esperado. O consumo aconteceu, mas abaixo daquilo que estava sendo esperado”.

 

Rafael Ramos também nota a falta de divulgação do evento, o que contribui para diminuir a participação do consumidor na ação: “Faltou divulgação. Se fizermos uma pesquisa, a grande maioria das pessoas vai dizer que não conhece a campanha, não sabem quando vai ser e nem o motivo do evento. Então, faltou divulgação também da parte do setor privado.” Embora a expectativa seja baixa, os principais shoppings de Recife e Região Metropolitana (RMR), além de outras empresas, estão participando da ação em Pernambuco. A rede pernambucana Pontes Hotéis & Resorts, composta por Summerville Beach Resort, Hotel Atlante Plaza e o Mar Hotel Convention, vai ofertar descontos de até 25% para as reservas feitas diretamente pelos sites dos hotéis ou através da central de reservas. 

 

Nos segmentos como vestuário, calçados, acessórios, livraria, alimentação, perfumaria e cosméticos, o Plaza Shopping estará com descontos de até 60%. No Tacaruna e no Camará, as promoções vão até 70%. A maioria das lojas do Shopping Guararapes também aderiu com até 50% de descontos em todos os segmentos. Além disso, 12 bancos participantes, como Bradesco, Banco do Nordeste, Itaú, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil devem facilitar obtenção de crédito, renegociação para pagamento de dívidas e oferecer vantagens em outros serviços bancários durante o evento.

 

 

 

 

Fonte: Folha de Pernambuco

Please reload

1/10

© 2016 TRIUNFO HOJE