Estudante da UFPE implanta energia solar em escolas do Haiti

17.09.2019

O estudante Lucas Fontes Correia Alves, do curso de Engenharia de Energia da Universidade Federal de Pernambuco, participou da implantação de um sistema de energia solar em um complexo escolar na comunidade de Durissy, situada na área rural de Petit-Goâve, a 75 km da capital Porto Príncipe. Ele fez parte de um grupo de 14 voluntários da organização sem fins lucrativos Twende Solar, de Portland, nos Estados Unidos.

A escola tem mais de 400 estudantes entre 6 e 17 anos, alguns dos quais caminham até duas horas para chegar ao local. Foram instalados 80 módulos fotovoltaicos, com capacidade para gerar 3.000 kW/h por mês e permitir o funcionamento de lâmpadas e ventiladores. “A comunidade abraçou mesmo a gente: mesmo estando de férias, as crianças iam observar nosso trabalho”, afirma.

Lucas explica que já tinha interesse em empreendedorismo social e em energias renováveis quando soube do processo seletivo para o voluntariado no Haiti. “Aprendi muito e a experiência agregou demais tanto na parte social quanto na técnica”, comemora. Ele também é membro da organização global de estudantes Enactus, que promove projetos de impacto social.

“Estamos muito orgulhosos de estarmos formando não só engenheiros, mas empreendedores e pessoas. Temos a certeza de que ele colocou em prática tudo o que aprendeu no curso e que trouxe na bagagem experiências inesquecíveis”, afirmou a professora Mariana Brayner, vice-coordenadora de Engenharia de Energia. “Esperamos que o exemplo do Lucas seja seguido por vários outros estudantes”.

A Twende Solar realiza dois a três projetos por ano também em países como Guatemala, Peru, Tanzânia e Nicarágua. Os voluntários, além do trabalho, colaboram arrecadando fundos para cada projeto e a organização também busca parcerias locais para viabilizar a instalação. No último dia, foi realizada uma atividade educacional sobre a importância da energia sustentável para a qualidade de vida e a preservação do meio ambiente. (Com informações da UFPE).

 

 

 

 

Fonte: Diario de Pernambuco

 

Please reload

1/6

1/9

© 2016 TRIUNFO HOJE