Aprenda a descartar seu lixo corretamente em 5 dicas simples

16.06.2020

O descarte correto do lixo, além de preservar a natureza, economiza água, matéria-prima, energia e espaço de aterros e lixões, além de gerar renda. A produção de resíduos sólidos por ano de cada habitante brasileiro é semelhante ao de países desenvolvidos, mas seu padrão de descarte equivale ao dos países pobres, com pouca reciclagem e com envio para lixões a céu aberto.

 

Você sabia que existem maneiras apropriadas de descartar o lixo que produzimos? Separamos 5 dicas fáceis para incluir em sua rotina. Fique com a gente e aprenda mais uma forma de contribuir com o nosso meio ambiente de forma sustentável. Antes de listar as 5 dicas, entenda os tipos de materiais que existem para serem descartados e como deve ocorrer o descarte.

 

 

Tipos de materiais descartáveis e como reciclá-los

 

Basicamente são divididos em orgânicos, recicláveis não perigosos, não recicláveis não perigosos e perigosos.

 

Lixo orgânico: é toda matéria de origem biológica – restos de verduras, frutas e outros alimentos, e sua reciclagem pode ser feita em casa, através de compostagens.

 

Recicláveis não perigosos: precisam ser separados por tipo e higienizados antes da coleta, são compostos principalmente por papelão, papel, plástico, vidro e alguns tipos de alumínio.

 

Não recicláveis não perigosos: a reutilização desse tipo é uma boa alternativa. Além de ser difícil sua biodegradação, não é economicamente viável sua reciclabilidade. Adesivos, fita crepe, papel carbono, papéis plastificados, espelhos, esponjas de aço são exemplos deles.

 

Perigosos: sua separação é essencial, pois apresentam riscos à saúde pública e ao meio ambiente, por ser corrosivo, inflamável ou um reativo químico. Esses podem ser tintas, produtos químicos, lâmpadas fluorescentes, lixo hospitalar, pilhas, baterias, entre outros. Lembrando de sempre utilizar sacos biodegradáveis na hora do descarte de lixo!

 

Dicas para aprender descartar seu lixo corretamente

Veja agora nossas dicas que separamos para você aprender a descartar seu lixo corretamente.

 

1. Evite produtos com embalagens

Embalagens só serve para acumular mais lixo, então sempre na hora da escolha de um produto, opte por aquele que não tenha embalagens.

 

2. Encaminhe materiais recicláveis para centros de reciclagem

Muito provável que essa seja a dica mais conhecida, mas talvez você ainda não a coloque em prática. O melhor exemplo para citarmos aqui é o das garrafas pet. Essas garrafas são transformadas em matéria-prima para a fabricação de outras garrafas, escovas de dentes, travesseiros, cadeiras, tapetes e até tijolos. As famosas pets geram emprego e renda para centenas de famílias.

 

3. Descarte lixo eletrônico em pontos adequados
Sempre encaminhe-os a pontos próprios, eletrônicos geram lixo tóxico e para evitar esse tipo de problema você pode descartar seus eletrônicos em locais apropriados de descarte de material do gênero.
 
4. Separe o óleo da cozinha

1 litro de óleo despejado na pia pode contaminar até 18 mil litros d´água. Seu reaproveitamento pode ser transformado em sabão, por exemplo. Logo podemos perceber aqui uma oportunidade de geração de renda, pois muitas pessoas comercializam sabão feito a partir do óleo de cozinha.

 

5. Leve sua sacola às compras

Esse ato diminui a utilização de sacolas plásticas que podem levar até 100 anos para se decompor por completo na natureza.

 

O descarte de lixo de forma correta é uma pequena ação que pode ajudar a transformar nosso planeta em um lugar melhor para viver. Existem várias outras atitudes, como usar lâmpadas fluorescentes e trocar o carro pela bicicleta, por exemplo sempre que possível, que também contribui muito.

 

Antes de comprar qualquer produto, pesquise todo o seu ciclo de produção e vida, sabendo todo o impacto social, ambiental e econômico que aquele simples produto causa na natureza pode te ajudar a tornar-se um consumidor consciente.

 

 

 

 

 

Fonte: Site Estúdio Leaf

 

Please reload

1/6

1/9

© 2020 TRIUNFO HOJE