Carnaval 2020 terá mais de 40 mil lançamentos policiais nas ruas de Pernambuco

11.02.2020

(Foto: Diogo Cavalcante/DP.)

 

Entre 21 e 26 de fevereiro, durante o auge das festas de Carnaval, o estado de Pernambuco terá 40.093 lançamentos de agentes de segurança pública nas ruas, dentre as polícias Civil, Militar e Científica, bem como o Corpo de Bombeiros, Corregedoria e outras operativas da Secretaria de Defesa Social (SDS). O número é 6,3% maior que o empregado em 2019, quando foram 37.724 postos de trabalho ativados. Ainda, a SDS se junta à Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) na campanha Folia Sem LGBTFobia, para sensibilizar a população e treinar policiais para lidarem de forma respeitosa com o segmento durante a folia, especialmente no trato das vítimas.

 

As informações foram divulgadas em coletiva de imprensa realizada na sede da SDS, na manhã desta terça-feira (11), em Santo Amaro, área central da capital. Neste 2020, o policiamento terá apoio de drones - quatro de propriedade da Polícia Militar (PM) e outros quatro dos Bombeiros -, bem como de embarcações dos Bombeiros e da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core) e de três Centros Integrados de Comando e Controle (CICC), montados em Recife, Caruaru e Serra Talhada.

 

A SDS opta por divulgar a quantidade de lançamentos/postos de trabalho em vez do número de agentes porque uma pessoa pode trabalhar, por exemplo, três vezes durante o período. Na PM, serão 29.129 lançamentos, que correspondem a 72,7% do efetivo total de segurança. Na Polícia Civil, serão 5.286 postos; no Corpo de Bombeiros, 4.728; e na Polícia Científica, 174; por fim, serão 776 postos da Corregedoria e de outras operativas da secretaria. 

 

Juntando todo o período da Operação Carnaval - pré, durante e pós -, o estado de Pernambuco investiu R$ 10,2 milhões - R$ 700 mil a mais que no ano passado. “Estamos falando de uma festa com público de milhões de pessoas. Fazemos um trabalho para minimizar cada vez mais a problemática de segurança, não só nos corredores, mas também no entorno. Há os cinturões de segurança, o policiamento dedicado do Carnaval, mas o ordinário continua normalmente. O incremento se soma ao esforço ordinário colocado à disposição do público”, conta o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua.

 

Foram adquiridos 4 mil bonés laranjas, equipados com casquete, para reforçar a integridade das equipes de segurança, divididas em cinco áreas de interesse operacional: Recife Antigo, Sítio Histórico de Olinda, Região Metropolitana, Agreste e Zona da Mata e Sertão.

 

Galo da Madrugada

O maior bloco de Carnaval do mundo será acompanhado por 4.445 profissionais de segurança. 3.147 deles serão PMs, 974 dos Bombeiros, 289 da Polícia Civil e 35 da Polícia Científica. Como em anos anteriores, será montado o Juizado do Folião, espaço do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) para lidar com pequenas causas ocorridas durante o desfile - normalmente, casos de ameaças, tumultos e porte ilegal de armas.

 

Contra LGBTfobia

Para estimular o respeito à população LGBT, o governo do estado promove a campanha Folia Sem LGBTFobia - parceria da SDS com a SDSCJ. O trabalho funciona em três atos: campanha de sensibilização da população e dos servidores públicos, distribuição de materiais educativos sobre o que fazer nos casos de violência, e orientação dos agentes de segurança para lidar sem preconceitos com o segmento.

 

“Esse é mais um passo para garantir que o Carnaval de Pernambuco seja o mais democrático, para que todos possam participar da festa sem nenhum constrangimento”, explica o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Sileno Guedes. “Até a o final da semana pré-carnavalesca, estarão sendo realizadas capacitações com as forças policiais, para que tenham uma compreensão maior na hora do atendimento”, acrescenta.
 

Importunação sexual

Nos seis dias de Carnaval, a Polícia Civil irá instalar delegacias móveis nas principais festividades, como Galo da Madrugada, Papangu de Bezerros, Encontro de Maracatus de Nazaré da Mata e espaços como Pátio de São Pedro, Rua da Aurora e Praça do Diário, no centro do Recife.

 

Mulheres e demais grupos vulneráveis terão atendimento prioritário e especializado na Central de Plantões de Olinda, que fica na Casa dos Conselhos Municipais de Educação (Avenida Sigismundo Gonçalves, 234, Varadouro) e na Delegacia da Avenida Rio Branco, no Recife Antigo. Ainda, a Delegacia da Mulher de Santo Amaro estará funcionando 24 horas e 64 delegacias de plantão - 24 na RMR, 20 no Agreste e 20 no Sertão - terão o funcionamento reforçado.
 

Monitoramento

Das 7h de 21 de fevereiro às 7h de 27 de fevereiro, a SDS e seus órgãos operativos coordenarão as ações da segurança pública a partir dos três CICC montados em Recife, Caruaru e Serra Talhada. Eles estão dotados de um sistema integrado de acompanhamento de ocorrências e com ações integradas com operações de inteligência. 

 

Essas unidades receberão imagens de áreas estratégicas - como o Recife Antigo, Sítio Histórico de Olinda, centro do Recife, polos descentralizados da capital e os municípios de Ipojuca, Caruaru e Petrolina - captadas pelas câmeras de segurança, para auxiliar no patrulhamento. Ainda, em Olinda, serão montadas duas plataformas de observação elevada (na PE-15 e na Praça do Carmo), e os dois Centros Integrados de Comando e Controle Móvel (CICCM) ficarão funcionando no Bairro do Recife e na Ilha Joana Bezerra.

 

Outros serviços

Casos de roubo e furto, assim como de perda de documentos, podem ser registrados na Delegacia pela Internet. O serviço funciona 24 horas por dia, de domingo a domingo, pelo site www.sds.pe.gov.br ou www.policiacivil.pe.gov.br. Também pela página da SDS é possível cadastrar o IMEI do telefone celular no programa Alerta Celular. Em caso de furto ou roubo, é por esse número que as polícias poderão encontrar o aparelho durante suas abordagens, possibilitando a devolução aos verdadeiros donos.

 

A sede da Corregedoria Geral da SDS estará de plantão 24 horas para atender cidadãos que queiram denunciar possíveis abusos cometidos por servidores da segurança pública. O órgão funciona na Avenida Conde da Boa Vista, nº 428, em frente ao Atacado dos Presentes do bairro da Boa Vista, Centro do Recife. Os telefones para contato são (81) 3184-2714 e (81) 3184-2756. Da mesma forma, equipes da corregedoria estarão percorrendo os principais focos de animação, realizando a fiscalização do trabalho das forças de segurança.

Por fim, a Ouvidoria da SDS estará em modo itinerante apenas no Galo da Madrugada, no sábado 22/02, ao lado da Casa da Cultura, das 8h às 16h. De segunda a sexta-feira, atende por telefone pelo 181 ou pelo 0800-081-5001 (ligação gratuita e sem identificação de chamada), sempre das 7h às 19h. Pelo Whatsapp, o contato é (81) 99488-3455 e o e-mail é ouvidoria@sds.pe.gov.br. A sede da Ouvidoria funciona na Rua São Geraldo, 110, bairro de Santo Amaro, Centro do Recife, e está aberta de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Números
Entre 21 e 26 de fevereiro

 

40.093 postos de trabalho ativados, sendo

29.129 postos de policiais militares

5.286 postos de policiais civis

4.728 postos de bombeiros

774 postos da Corregedoria e outras operativas da SDS

174 postos de policiais científicos

 

 

 

 

Fonte: Diario de Pernambuco

Please reload

1/6

1/9

© 2020 TRIUNFO HOJE